Recital Especial de Carrilhão "Boas Festas 2022!"

Convidamo-lo para mais um magnífico momento: Recital Especial de Carrilhão "Boas Festas 2022!" por Abel Chaves.

Dia 28 de dezembro | 11H00
Exterior da Torre dos Clérigos

O carrilhanista português Abel Chaves interpreta no Carrilhão da Torre dos Clérigos, grandes clássicos da música nacional e internacional, intercalados com alguns sucessos da música popular portuguesa, não faltando as músicas mais populares desta quadra natalícia.

Venham ouvir este fantástico instrumento de 49 sinos executados pelas mãos (e pés!) de um verdadeiro músico!

Boas Festas com os sinos dos Clérigos no Porto!

___________________________________________________________________________

 

 

 

 

Sobre Abel Chaves

Nasceu no dia 31 de outubro de 1972 em Ponta Delgada, Açores.

Pianista na Banda Sinfónica da Polícia de Segurança Pública desde 1998, condecorado com a medalha de Prata de Serviços Distintos pelo Ministro da Administração Interna.

Em abril de 1986, ganhou o primeiro lugar do curso de Carrilhão promovido pelo Instituto Português do Património Cultural e realizado pela Escola Real de Carrilhão - Instituto Superior "Jef Denyn" na Bélgica, e premiado assim com uma bolsa de estudo para frequentar o curso neste instituto, o qual terminou com a classificação de "Grande Distinção" com a idade de 17 anos. Participou no mesmo ano no Concurso Trienal de Carrilhão "Rainha Fabiola", tendo recebido das mãos da Rainha belga o prémio de Laureado.

Em 1993 foi nomeado pela Secretaria de Estado da Cultura como carrilhanista titular do Carrilhão do Palácio Nacional de Mafra.

Em 2005 fundou a primeira Escola de Carrilhão portuguesa em Pousos na Escola de Artes da SAMP, sendo o responsável técnico pelo Carrilhão da Catedral de Leria em 2004.

É desde 2006 o carrilhanista titular do carrilhão de 69 sinos da Igreja dos Pastorinhos em Alverca.

Até 2019 exerceu o cargo de Director Artístico do Coro da Presidência da República.

Em 2018 foi convidado pela Direcção Geral do Património Cultural, como consultor técnico, para acompanhamento da grandiosa obra de restauro dos carrilhões do Palácio Nacional de Mafra.

Diretor Artístico dos Festivais Internacionais de Carrilhão de Mafra desde fevereiro de 2020, altura em que retomou, como Carrilhanista Residente, os concertos regulares todos os Domingos, às 16h00.

Notícias e Eventos