Exposição temporária Corpus Christi

A Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo é vulgarmente conhecida por Corpo de Deus (Corpus Christi). Celebra-se, 60 dias depois da Páscoa, na quinta-feira a seguir ao primeiro domingo depois do Pentecostes. Em Portugal é feriado nacional e este ano ocorre, no dia 31 de maio.

Para assinalar esta solenidade, através das peças do seu espólio, o Museu da Irmandade dos Clérigos organizou uma mostra, onde os objetos expostos, devido às suas funções litúrgicas, evocam um dos sinais mais antigos da fé cristã: a devoção do povo ao Santíssimo Sacramento.

 

 

Alguns dados históricos sobre a Solenidade do Corpo de Deus

A festa do Corpo e Sangue de Cristo celebra-se normalmente (podendo ser transferida por motivos pastorais para o Domingo a seguir) numa quinta-feira para fazer referência à Quinta-feira Santa, dia da instituição da Eucaristia, dia da entrega de Cristo à humanidade num gesto de Amor infinito. Foi no século XIII que se sentiu fortemente a necessidade de ressaltar esta festa, devido à importância da presença de Cristo em forma de pão e de vinho, forma tão humana, mas ao mesmo tempo tão rica de simbolismo. Foi o Papa Urbano IV quem instituiu a comemoração da festa de Corpus Christi, no ano 1264 e que, ainda hoje, é celebrada com grande solenidade em todo o mundo.

O Sacramento da Eucaristia é levado às ruas como um gesto e expressão de fé e, ao mesmo tempo, como convite à renovação da própria fé. Recorda-nos São João Paulo II, “a devota participação dos fiéis na procissão encarística da solenidade do Corpo e Sangue de Cristo é uma graça do Senhor que anualmente enche de alegria quantos nela participam”  (Encíclica «A Igreja vive da Eucaristia», 10).

Assim tem sido, também, na cidade do Porto, tornando-se a Procissão do Corpo de Deus a mais participada de todas as procissões na Cidade da Virgem. As Celebrações desta Festa abrangem todas as paróquias da cidade do Porto, sinal da sua significativa importância. Na procissão integrar-se-á o Povo de Deus em todos os seus matizes, seguindo o Bispo, que as autoridades da Região e da Cidade, emanação da sua população maioritariamente católica, igualmente costumam a acompanhar.

 

 

 

Notícias e Eventos