ENTREGUE O PRÉMIO D. ANTÓNIO FRANCISCO 2020

Decorreu hoje, 26 de setembro 2022, no Palácio da Bolsa, a cerimónia de entrega do Prémio D. António Francisco referente à edição de 2020, que devido à situação pandémica tinha sido adiada.

A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João (CHUSJ) e o Centro Materno Infantil do Norte (CMIN), foram os dois projetos emblemáticos do Serviço Nacional de Saúde distinguidos e, dois anos após a decisão, vão agora dividir um prémio global de 75 mil euros.

O Prémio D. António Francisco - homenagem ao Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos pela sua obra na cidade do Porto e como referência de amor ao próximo – é uma iniciativa solidária da Irmandade dos Clérigos, da Associação Comercial do Porto e da Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Esta atribuição, foi uma decisão unânime do júri constituído por Nuno Botelho, presidente da Associação Comercial do Porto; Padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos; e António Tavares, provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Os representantes das três entidades consideram que as duas unidades prestadoras de cuidados pediátricos cumprem de forma exemplar os valores do Prémio, significando ainda a sua distinção um reconhecimento público ao Serviço Nacional de Saúde, pelo esforço desenvolvido na resposta à pandemia.

 

SOBRE OS PREMIADOS
 

  • Ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João

A nova ala pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João, inaugurada em dezembro de 2021, representa uma ambição antiga do principal hospital da região Norte para reforçar a qualidade dos cuidados de saúde prestados à população infantil.

O novo espaço concentra várias especialidades clínicas, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte, com características e equipamentos inovadores.

 

  • Centro Materno-Infantil do Norte do Centro Hospitalar do Porto

O Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) é uma unidade publica de saúde, integrada no Centro Hospitalar Universitário do Porto, prestadora de serviços diferenciados nas áreas da maternidade, pediatria e obstetrícia.

Inaugurado em 2014, o CMIN foi a unidade hospitalar que realizou, em 2019 e 2021, o maior número de partos a nível nacional.

Notícias e Eventos