Álvaro Siza desenha e expõe a Paixão de Cristo nos Clérigos

Decorreu no dia 5 de abril, na Igreja dos Clérigos, a sessão de apresentação do livro "A questão sobre Deus é o não saber explicar", de coautoria do arquiteto Álvaro Siza e o cardeal D. José Tolentino Mendonça.

Este livro que aborda a espiritualidade e a transcendência teológica das artes, tem um resultado prático na criação e apresentação de vários desenhos de autoria de Álvaro Siza, que ficam em exposição no Museu dos Clérigos até ao final do mês de setembro.

O arquiteto confidencia que"desde menino que tenho a mania do desenho. Dá prazer. Ajuda muito na Arquitetura. Mas a maior inspiração é sempre o diálogo com as pessoas que desenvolvem qualquer projeto. Por isso, inspiração não é nada que cai do céu. É o resultado de um trabalho de pesquisa, em que há muitos participantes, hoje mais do que nunca, devido à complexidade dos problemas que envolvem a Arquitetura".

Para esta cerimónia a Igreja dos Clérigos acolheu vários ilustres civis e religiosos da cidade, que assistirem ao testemunho do arquiteto, numa conversa moderada por Samuel Silva, escultor e professor na Universidade de Belas Artes.

Vai para três décadas que esta abordagem espiritual ganhou forma nos estiradores de Siza, e que a exposição dos desenhos sobre a “Paixão de Cristo” é uma parte notável do seu percurso.

Poderá adquirir aqui o livro.

Notícias e Eventos