Cerimónia de entrega de donativo ao IPATIMUP

O Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto – i3S/Ipatimup promoveu hoje, dia 30 de abril de 2018, uma cerimónia de agradecimento à Irmandade dos Clérigos e à Associação Comercial do Porto, em reconhecimento do apoio financeiro recebido de ambas as instituições. Num total de 50 mil euros desde 2017, estes donativos têm vindo a ser aplicados na investigação e na aquisição de equipamentos e material científicos.

Em 2017, a Irmandade dos Clérigos doou 20 mil euros e este ano, doou mais 15 mil para o Banco de Tecidos e Tumores do Ipatimup. A Associação Comercial do Porto entregou um donativo de 15 mil euros.

Na cerimónia de agradecimento estiveram presentes o Presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Américo Aguiar, o Presidente da Associação Comercial do Porto, Nuno Botelho.

Ambos os Presidentes manifestaram o desejo de dar continuidade a estes donativos ao i3S, considerando fundamental o apoio à investigação, nomeadamente em instituições que se têm destacado e com excelentes resultados, como são exemplo os três institutos que compõem o i3S. 

O Presidente da Irmandade dos Clérigos e o Presidente da Associação Comercial do Porto tiveram a oportunidade de visitar as instalações e conhecer in loco o trabalho realizado com os equipamentos adquiridos com os donativos.

No final da cerimónia, o Pe. Américo Aguiar surpreendeu o Diretor do IPATIMUP e todos os presentes, atribuindo ao Prof. Sobrinho Simões e à instituição que este lidera, as Insígnias da Irmandade dos Clérigos.

O diretor do Ipatimup e vice-diretor do i3S, Manuel Sobrinho Simões, considera estes donativos como «um exemplo de filantropia e de reconhecimento do papel social da Ciência, infelizmente muito raro entre nós».

Notícias e Eventos