'Clérigos fora de portas' no Museu Municipal do Móvel

Foi inaugurada no dia 8 de abril, a  exposição 'Clérigos Fora de Portas', numa iniciativa que tem como objetivos mostrar o melhor do espólio da Irmandade dos Clérigos e que está,  pela primeira vez, fora de portas.

O Padre Manuel Fernando, presidente da Irmandade dos Clérigos, esclareceu que esta é uma iniciativa diferente do habitual, sendo uma oportunidade de divulgar os Clérigos e o seu valioso património.

“Nesta parceria com Paços de Ferreira, também por ligação de outras iniciativas, afigurou-se esta oportunidade e conseguimos com os desenhos de Sónia Teles mostrar uma parte do desenho da arquiteta, o trabalho de recuperação, a cronologia do percurso dos Clérigos, com fotografias do trabalho de pormenor da talha dourada, entre outros aspetos”, adiantou, sublinhando que esta mostra funciona como uma antecâmara daquilo que os visitantes poderão encontrar nos Clérigos.

O responsável pela Irmandade dos Clérigos assumiu que esta iniciativa tem, também, uma dimensão pedagógica, permitindo que as escolas possam aceder ao Museu Municipal, estando, também, aberta a todos os pacenses que têm aqui uma oportunidade para se deliciarem com este trabalho e perceberam a diversidade do espaço dos Clérigos.

“Quero vincar a necessidade de criarmos parcerias. Urge criar estas sinergias com as autarquias, as escolas e, por isso, quero felicitar a Câmara de Paços de Ferreira pela iniciativa. Para a Irmandade é uma forma diferente de divulgar o seu património”, referiu, sustentando que existe a intenção de disseminar esta iniciativa a outras localidades.

“Estamos a falar de uma mostra que é um livro aberto que as pessoas podem visitar e aprender”, acrescentou.

 

Um espaço de educação para o público escolar e familiar, que será possível visitar no Museu Municipal - Museu do Móvel, na cidade de Paços de Ferreira, até ao dia 20 de maio 2022.
 

Convidamos a todos a conhecer!

Notícias e Eventos