Dia Mundial da Arte

A Torre, Museu e Igreja dos Clérigos, notável conjunto arquitetónico de inspiração barroca, foi projetado pelo artista italiano Nicolau Nasoni. A sua formação como pintor quadraturista e autor de arte efémera, permitiu-lhe transpor para o granito os elementos decorativos que delineava no papel, e junto dos canteiros, criar nessa matéria-prima, principalmente na fachada da Igreja e na Torre, a expressão máxima do espírito da arte barroca: a espetacularidade.

Em 1732 começou a obra de edificação da Igreja, que viria a romper a linguagem arquitetónica conhecida até à época em território nacional. A invulgaridade da sua planta devido ao seu formato oval, clara influência barroca, chegou pela primeira vez a Portugal pelas mãos de Nicolau Nasoni.

O edifício seria finalizado em 1763 com a conclusão da torre, nos seus magníficos 75 metros de altura. Símbolo da cidade do Porto, é impossível ficar indiferente ao impacto deste conjunto arquitetónico na malha urbana, facto que se deve à complexidade da sua linguagem arquitetónica, pouco comum à época.

* Nicolau Nasoni é o tema de hoje do 4º episódio do programa Passo a Passo, Encontros com História. Clique aqui para assistir à transmissão em direto na página do facebook da Torre dos Clérigos. 

Notícias e Eventos