Dois MESES DE BALANÇO DA RETOMA DA OPERAÇÃO DE VISITAS À TORRE DOS CLÉRIGOS

A Torre dos Clérigos suspendeu a sua atividade a 13 de março de 2020 e reabriu ao público a 30 de maio de 2020. Foram 78 dias de interrupção de uma atividade turística de extrema importância para a cidade, quer ao nível cultural quer ao nível dos apoios sociais que a Irmandade presta regularmente, nomeadamente, ao sector hospitalar da área metropolitana do Porto. Durante o período de confinamento,“… fomos preparando o nosso novo caminho, dando formação adequada aos colaboradores, delineando novas estratégias, sempre em consonância com as autoridades da cidade e restantes parceiros turísticos. Adotamos todas as medidas e orientações recomendadas pela CM Porto, Direção-Geral de Saúde e ICOM Portugal, para que a nossa visita tenha todo conforto, segurança e excelentes níveis de higiene e desinfeção para todos os colaboradores e todos os visitantes..”, afirma o Presidente dos Clérigos, Pe. Manuel Fernando.

“… Sabendo que a retoma do turismo na região seria lenta e financeiramente penosa, durante os dois meses após a reabertura, este que é o ex-líbris da cidade do Porto,  acolheu cerca de 45.000 visitantes. Comparativamente com o mesmo período homólogo, estamos a 15% do volume médio de visitantes…”, conclui o Presidente dos Clérigos.

Durante o mês de junho, 90% dos visitantes eram portugueses, maioritariamente famílias.

No mês de julho, com a abertura das fronteiras ao país vizinho, verifica-se que o mercado espanhol começa a liderar o ranking das nacionalidades dos visitantes aos Clérigos, representando cerca de 30%.

Seguem-se os visitantes portugueses (23%), os franceses (20%), alemães (10%), italianos (3%), brasileiros, holandeses e ingleses (2% cada) e belgas a representarem 1% dos nossos visitantes.

Cada vez mais, tem-se verificado que casais e pequenos grupos de amigos / famílias começam a ter maior destaque no leque de visitantes ao complexo dos Clérigos.

(De notar que em 2019 o mercado internacional representava cerca de 88% dos visitantes dos Clérigos e o português 12%.)

Para o Presidente da Irmandade dos Clérigos, “… os selos “Clean & Safe”, promovido pelo Turismo de Portugal e o “Safe Travels”, promovido pelo World Travel & Tourism Council são sinónimos das excelentes adaptações realizadas e que dão confiança para que todos nos possam visitar e serem testemunhas deste enorme Património.

Notícias e Eventos