Exposição "Desenho nos Clérigos"

Entre os dias 18 de fevereiro a 20 de março, os visitantes da Torre dos Clérigos vão poder descobrir uma coleção de desenhos sobre a Torre, Museu e Igreja dos Clérigos, da autoria da arquiteta portuense Sónia Teles e Silva.

 A exposição resulta da seleção de um conjunto de desenhos, executado “in loco”, entre o ano de 2015 e 2018, com o objetivo de evidenciar este belíssimo património artístico e arquitetónico, legado do famoso arquiteto do Porto, o italiano Nicolau Nasoni.

Pelos olhos da arquiteta, deixa-se impressionar pela magnífica obra oitocentista, barroca, dando início ao registo de fora para dentro: desenhou a torre do outro lado do rio, aproximando-se, pouco a pouco. Chegando mais perto, vislumbra a torre e igreja na parte mais antiga da cidade.  

Cada desenho exprime uma visão muito pessoal da essência e das características do espaço, entre o interior e o exterior do monumento, num movimento seletivo de “zoom”, de aproximações sucessivas, de fora para dentro, que culmina no detalhe, no pormenor decorativo, na iconografia.

Pelo desenho, a arquiteta Sónia Teles e Silva desvenda aquilo que vê.

 

A arquiteta Sónia Teles e Silva, nasceu no Porto em 1963. É licenciada pela Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.

Desenvolve a sua atividade profissional em conjunto com outros arquitetos, no âmbito da sociedade SJGS Arquitetos, produzindo uma extensa lista de projetos que originaram obras públicas e privadas, objeto de publicações, contando com alguns prémios em concursos de arquitetura.

Dedica-se à criação de artefactos e acessórios com as marcas Musanga e Entrenós. Desenvolve ainda técnicas de preparação e secagem de Algas Marinhas para coleção e algário, tendo coordenado em co-autoria a publicação do Guia Prático de Preparação de Algas Marinhas, da autoria de Américo Teles, edição póstuma, do Museu Marítimo de Ílhavo, e fazendo workshops de construção de algários.

O desenho é uma ferramenta essencial para o exercício da profissão, como instrumento de pesquisa, representação e comunicação. A partir de 2012, intensifica a sua atividade de desenho, em especial, no desenho in loco, pois gosta de estar no meio dos transeuntes e desconhecidos.

Notícias e Eventos