Igreja e Torre dos Clérigos vence Europa Nostra 2017

Igreja e Torre dos Clérigos vence prémio da UE para o Património Cultural

A reabilitação da Igreja e Torre dos Clérigos no Porto é um dos projetos vencedores do Prémio da UE para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2017, o mais importante prémio no domínio do Património.

Totalizando 202 candidaturas apresentadas por organizações e indivíduos de 39 países de toda a Europa, os 29 vencedores de 18 países foram distinguidos pelos seus contributos exemplares em conservação, investigação, serviço dedicado ao património, e educação, formação e sensibilização.

Os vencedores do Prémio da UE para o Património Cultural / Prémio Europa Nostra 2017 serão celebrados durante uma noite de gala, na Igreja de São Miguel, na cidade de Turku, na Finlândia, no dia 15 de maio, contando com a participação do Comissário da UE Tibor Navracsics e do Maestro Plácido Domingo. A Cerimónia dos Prémios Europeus do Património reunirá cerca de 1.200 pessoas, incluindo profissionais do património, voluntários e apoiantes de toda a Europa, bem como altos representantes das instituições da UE, do país de acolhimento e de outros Estados-Membros. 

 

Vencedores 2017

(listados por ordem alfabética de país)

Categoria Conservação

▪ St. Martin’s Chapel in Stari Brod, near Sisak, CROATIA

▪ Baroque Complex and Gardens in Kuks, Hradec Králové region, CZECH REPUBLIC

▪ Ancient city of Karthaia, Island of Kea, GREECE

▪ Bastion of the Grand Master's Palace in Rhodes, GREECE

▪ White Pyramid in Rome, ITALY

▪ The King’s Road across Filefjell, NORWAY

THE CLÉRIGOS’ CHURCH AND TOWER IN PORTO, PORTUGAL

▪ Cultural Palace in Blaj, Transylvania region, ROMANIA

▪ Cap Enderrocat Fortress, Mallorca, SPAIN

▪ Roof for the ruins of the Monastery of San Juan in Burgos, SPAIN

▪ Cromford Mills: Building 17, Derbyshire, UNITED KINGDOM

 

Categoria Investigação

▪ Rode Altarpiece Research and Conservation Project, Tallinn, ESTONIA

▪ ‘Carnival King of Europe’, San Michele all’Adige, ITALY

▪ Museum Piranesi’, Milan, ITALY

▪ Bosch Research and Conservation Project, ‘s-Hertogenbosch, THE NETHERLANDS

 

Categoria Serviço Dedicado ao Património

▪ Mr. Ferdinand Meder, Zagreb, CROATIA

▪ Mr. Jim Callery, County Roscommon, IRELAND

▪ The Norwegian Lighthouse Society, NORWAY

▪ Mr. Zoltán Kallós, Transylvania region, ROMANIA

 

Categoria Educação, Formação e Sensibilização

▪ Erfgoedplus: Online heritage platform, Hasselt, BELGIUM

▪ Centre of Visual Arts and Research, Nicosia, CYPRUS

▪ Educational programme for Czech cultural heritage, Telc, Vysočina region, CZECH REPUBLIC

▪ Paavo Nurmi Legacy project, Turku, FINLAND

▪ Heritage Crafts Initiative for Georgia, Tbilisi, GEORGIA

▪ Cultural Heritage and Barrier-free Accessibility project, Berlin, GERMANY

ilCartastorie: Storytelling in the archives, Naples, ITALY

▪ Jewish Cultural Heritage: Educational programme, Warsaw, POLAND

▪ Advanced Master in Structural Analysis of Monuments and Historical Constructions, European programme coordinated in Guimarães, PORTUGAL

▪ SAMPHIRE: Maritime heritage project in western Scotland, UNITED KINGDOM

 

Foram, igualmente atribuídos Prémios Europa Nostra a projetos notáveis de dois países europeus que não integram o programa Europa Criativa.

Categoria Conservação: Kılıç Ali Paşa Hamam in Istanbul, TURKEY

Categoria Investigação: Philippe Stern’s Collection of Timekeepers, Geneva, SWITZERLAND

 

Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra

O Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra foi lançado pela Comissão Europeia em 2002 e tem sido organizado pela Europa Nostra desde então. Este esquema de Prémios celebra e promove as melhores práticas de conservação, pesquisa, gestão, voluntarismo, educação e comunicação na área do património. Desta forma, contribui para o crescente reconhecimento público do património cultural como um recurso estratégico para a economia e a sociedade europeias. Este esquema de Prémios é apoiado pelo programa Europa Criativa da União Europeia.

Nos últimos 15 anos, organizações e indivíduos de 39 países apresentaram um total de 2.720 candidaturas para os Prémios. Em relação ao número de candidaturas por país, a Espanha está em primeiro lugar, com 498 projetos, seguindo-se o Reino Unido, com 286 aplicações. A Itália ocupa a terceira posição (278 candidaturas). No que diz respeito às categorias, Conservação tem o maior número de candidaturas (1,606), seguindo-se Educação, Formação e Sensibilização (457), Investigação (340) e, por fim, Serviço Dedicado ao Património (317).

Desde 2002, júris constituídos por peritos independentes selecionaram 455 projetos premiados de 34 países. Em linha com o número de candidaturas, a Espanha lidera a lista com 61 prémios recebidos. O Reino Unido está em segundo lugar com 60 prémios. A Itália ocupa a terceira posição (37 prémios), a Alemanha a quarta posição (29 prémios) e a Grécia está em quinto lugar (27 prémios). Em relação às categorias, Conservação tem o maior número de vencedores (267), seguindo-se Serviço Dedicado ao Património (67), Educação, Formação e Sensibilização (65), e, por último, Investigação (56).

Um total de 95 Grandes Prémios, cada um recebendo €10.000, foram entregues aos melhores projetos, selecionados de entre os vencedores.

 

Europa Nostra

A Europa Nostra é a federação pan-europeia de organizações não-governamentais do património, sendo apoiada por uma ampla rede de entidades públicas, empresas privadas e indivíduos. Abrangendo 40 países na Europa, é a voz da sociedade civil empenhada na salvaguarda e promoção do património cultural e natural da Europa. Fundada em 1963, a Europa Nostra é hoje reconhecida como a mais representativa organização do património na Europa. Plácido Domingo, cantor de ópera de renome mundial, é o presidente da organização. A Europa Nostra atua para salvar os monumentos, sítios e paisagens mais ameaçados da Europa, em particular através do programa ‘Os 7 mais ameaçados'; celebra a excelência através do Prémio da União Europeia para o Património Cultural / Prémios Europa Nostra; e contribui para a formulação e implementação de estratégias e políticas europeias relacionadas com o património, através do diálogo estruturado com as instituições da EU e a coordenação da Aliança do Património Europeu 3.3.

 

Europa Creativa

Europa Criativa é o programa da União Europeia de apoio aos sectores cultural e criativo capacitando-os de forma a aumentar a  sua contribuição para o emprego e o crescimento. Com um orçamento de 1,46 mil milhões de Euros para o período 2014-2020, o programa apoia organizações que atuam nos domínios do património, das artes cénicas, do cinema, da música e da televisão, entre outros, bem como dezenas de milhares de artistas e profissionais da cultura e do audiovisual. 

Notícias e Eventos