Inauguração Exposição 'O Caminho dos Santos'

Mais que uma exposição, é um Caminho que recorda os 12 apóstolos no percurso de santidade, mas também os peregrinos que hoje fazem o seu percurso e a sua história.

Decorreu no passado dia 15 de janeiro, na Igreja dos Clérigos, a inauguração de uma nova exposição temporária de autoria do escultor Paulo Neves, intitulada por "O CAMINHO DOS SANTOS".

Esta belíssima exposição permite ao visitante descobrir 15 esculturas de madeira de cedro nacional, do tamanho de pessoas reais, algumas delas mais imponentes e maiores, com rostos, círculos e espirais (característica única do escultor) e, representa uma bonita e elegante forma que Paulo Neves encontrou para homenagear os milhares de peregrinos que se deslocam até Santiago de Compostela e que, graças a essa determinação também “são, de alguma forma, santos, no sentido em que fazem algo admirável e servem de testemunho aos demais, tal como os santos”.

Este trabalho é, por isso, um convite a “percorrermos os nossos próprios caminhos, a fazermos a descoberta interior de nós mesmos, a partilharmos a experiência e os encontros que vamos tendo, durante o percurso das nossas vidas”, tal como fizeram os apóstolos e tal como fazem os peregrinos de Santiago de Compostela. Veja-se os olhos fechados das peças "têm a ver com o interior, a espiritualidade", já as espirais "são as energias da vida, energias para alcançarmos a santidade", afirma Paulo Neves.

Esta é a exposição de arranque deste novo ano de 2023 e a oitava desde que começamos a apostar em valorizar o nosso espaço museológico com exposições temporárias. Fica patente na Igreja dos Clérigos até ao dia 19 de março 2023. Paralelamente, está também em exposição no Museu dos Clérigos, um conjunto de diferentes trabalhos realizados nos últimos tempos pelo autor, para que possam ser apreciadas as características únicas que fazem de Paulo Neves um artista de renome nacional e internacional.

O Património dos Clérigos é um espaço de passagem de muitos caminhantes do Caminho de Santiago e, que agora encontram mais um motivo para descoberta deste belo templo barroco.

 

Notícias e Eventos