Apresentação livro "Música e Arquitetura no Barroco. A Igreja dos Clérigos como um instrumento musical"

"Música e Arquitetura no Barroco. A Igreja dos Clérigos como um instrumento musical", obra da autoria do diretor da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto, João Pedro Xavier, foi apresentada na Igreja dos Clérigos, no passado dia 25 de novembro de 2021.

Esta publicação da editora Circo de Ideias, com prefácio de Cristina Fernandes, é construída a partir de uma reflexão sobre a relação entre a arquitetura e a música considerando a performance de espaços e de músicas como um sistema interdependente, contribuindo para alimentar a ideia de que é precisamente o espaço o elemento capital e mediador desta relação, sendo através dele que se estabelece o elo mais forte entre as duas artes e sobrevêm influências mútuas.

Um magnífico exemplo disso é a Igreja dos Clérigos: com a sua nave de planta oval, coroada com uma abóbada praticamente semielipsoidal, apresenta-se como uma extraordinária caixa acústica.

O evento contou com a presença do autor, do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, de António Tavares, Diretor Executivo da Torre dos Clérigos, José Miguel Rodrigues, do Centro de Estudos de Arquitetura e Urbanismo da FAUP, do organista Rui Soares, entre outros ilustres convidados.

Notícias e Eventos