Museu dos Clérigos participa no Projeto Thesaurus

No âmbito do Projeto Thesaurus do Secretariado Nacional para os Bens Culturais da Igreja, decorreu no dia 25 de junho, no auditório da Rádio Renascença em Lisboa, o II Seminário intitulado “Património Resgatado: o inventário de bens culturais da Igreja na salvaguarda do património cultural”.

Durante o dia foram apresentados os trabalhos de inventário que têm desenvolvido as várias dioceses e instituições eclesiais que integram o projeto, e que desta forma têm contribuido para a salvaguarda e valorização do património religioso.

Foram apresentados os casos concretos das dioceses do Porto, Évora, Leiria-Fátima e Santarém, entre outras, cujos trabalhos de inventário dos bens culturais, passa, sobretudo, pela sinalização do património existente nas várias igrejas portuguesas, permitindo o resgate e salvação daquele que se encontra em más condições, mas também, pela descoberta de peças extraordinárias que acrescem valor ao património cultural.

Numa perspetiva diferente, por não integrarem uma diocese, mas se tratarem de duas instituições privadas, foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelo Museu dos Clérigos, e pelo espaço museológico Coleção Vistável da Matriz de Lagoa (Açores).

O dia de trabalhos terminou com a apresentação da plataforma online Thesaurus, que disponibilizará ao público em geral, os registos de inventário dos bens culturais das várias instituições eclesiais, a partir do dia 1 de julho de 2019.

Consulte aqui.

 

Notícias e Eventos