Oferta da Torre dos Clérigos em miniatura na compra do JN nos dias 1 e 2 de junho de 2023

A Torre dos Clérigos junta-se ao Jornal de Notícias para celebrar o ano em que se assinalam os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni e os 135 anos do JN, com a oferta, em exclusivo, da réplica da maquete da nossa Torre, a exemplo do que aconteceu a 2 de junho de 1991.

A coleção é composta por 2 entregas, distribuídas* em banca com o Jornal de Notícias nos dias 1 e 2 de junho de 2023.

No dia 2 de junho, no longínquo ano de 1732, foi lançada a primeira pedra da construção da Igreja dos Clérigos. Na véspera, já a cidade se tinha preparado para anunciar o momento, acendendo luminárias nas casas dos membros da Irmandade dos Clérigos, em casas particulares e noutras comunidades religiosas. No dia propriamente dito, o Porto assistiu ao transporte da primeira pedra em procissão desde a igreja da Misericórdia ao lugar onde viria a ser construída a Igreja, num ambiente de grande aparato cenográfico.

Outro acontecimento, a 2 de junho de 1691, e que viria tornar-se de suma importância na história da Irmandade dos Clérigos, foi o nascimento de Nicolau Nasoni.

Também neste dia, mas em 1888, saía a primeira tiragem do Jornal de Notícias.

Coincidentemente, a 2 de junho comemora-se o Dia Nacional de Itália, país que viu nascer Nicolau Nasoni. Foi nesse dia, em 1946, que os italianos foram chamados a escolher, por via de referendo, como queriam ser governados.

Tesoura, X-ato, régua e cola de papel é tudo quanto precisa para montar a réplica de um dos monumentos mais visitados da cidade do Porto.

 

*Este produto faz parte integrante do Jornal de Notícias e não pode ser comercializado separadamente.

Notícias e Eventos