Spiritus é o novo projeto de música, luz e poesia

Música, luz e poesia de Pessoa criam aventura fantástica de video mapping nos Clérigos
 

"Spiritus" é o novo motivo de atração que a Igreja dos Clérigos e o ateliê criativo OCubo estão a preparar para a igreja do mais alto ex-libris da cidade do Porto, a Torre dos Clérigos, e que deixa ao visitante a opção por uma descoberta sensorial explosiva, um espetáculo envolvente ou uma interrogação sobre o sentido da vida. Ou tudo isso e algo mais, sendo esta a primeira vez que a Igreja dos Clérigos recebe um espetáculo de video mapping.

A inaugurar na quinta-feira 28 de abril, "Spiritus" parte do universo poético de Fernando Pessoa para construir uma narrativa que convoca a um tempo o imaginário, a espiritualidade e o mindfulness numa experiência sensorial de luz, cor e som.

De caráter profundamente envolvente, essa experiência conjuga o respeito pela sobriedade do templo com a grandiosidade do monumento e a admiração pela obra poética de um dos maiores vultos das letras portuguesas.

O poema "Afinal, a melhor maneira de viajar é sentir", assinado pelo heterónimo Álvaro de Campos, não é aqui analisado ou dramatizado, servindo antes como fundo inspirador para a viagem interpretativa que "Spiritus" propõe.

Esta viagem-aventura segue o desafio do poeta de encarar Deus, "seja ele quem for", como pretexto para exaltar a vida e as sensações, num misto de experiência prazerosa e contemplativa.

"Spiritus" aproveita, por isso, o ambiente de paz e reflexão que um templo proporciona para incentivar a vivência do momento, no aqui e no agora. É uma autêntica ode à vida, uma poesia com melodia, sincronia e leveza, que se propõe levar o visitante a tentar a transcendência percorrendo experiências de harmonia / desarmonia que exploram a música, a luz, a energia e as cores para mostrar que, afinal, o ciclo da vida é uma peregrinação infinita.

 

 

 

 

Notícias e Eventos