Taça UEFA do FC Porto em exibição na Torre dos Clérigos

No mês do 5.º aniversário da inauguração oficial do Museu FC Porto e dos 125 anos do clube, ‘Histórias na Cidade’ é uma seleção de memórias espalhadas por lugares e entidades parceiras, das quais a Torre dos Clérigos faz parte, revelando a íntima relação identitária entre o clube e a cidade nas vertentes desportiva, cultural, social ou artística, sublinhando ainda mais a riqueza de conexões entre o FC Porto e a ‘Antiga, Muito Nobre, Sempre Leal e Invicta Cidade do Porto’.

A Taça UEFA 2003 - Liga Europa 2011 foi a peça escolhida para estar presente na Torre dos Clérigos.

 

Taça UEFA 2003 – Liga Europa 2011

O FC Porto é o clube português com mais títulos internacionais de futebol conquistados, num total de sete. Em 2003 e 2011, venceu a Taça UEFA e a Liga Europa da UEFA, respetivamente, e a réplica do troféu atribuído nessas duas competições pode ser vista na Torre dos Clérigos.

Na Taça UEFA de 2003, a equipa do FC Porto, treinada por José Mourinho, discutiu a final da prova frente à formação escocesa do Celtic. O jogo teve lugar a 21 de maio de 2003 na cidade de Sevilha, em Espanha, e houve necessidade de recorrer a prolongamento para ser encontrado o vencedor. Com golos de Derlei (45 e 113 minutos) e Alenichev (53 minutos), o FC Porto alcançou um triunfo por 3-2 e tornou-se no primeiro clube português a conquistar o título nessa competição.

Em 2011, a Taça UEFA já se designava Liga Europa, e o FC Porto chegou à final disputada em Dublin, na República da Irlanda, frente ao SC Braga. Foi um jogo histórico também pelo facto de, pela primeira vez numa prova da UEFA, dois clubes portugueses se defrontarem no encontro da atribuição do troféu. Com um golo do avançado colombiano Radamel Falcao (44 minutos), o FC Porto, treinado por André Villas-Boas, venceu a partida por 1-0 e celebrou o título na Liga Europa.

Do palmarés das conquistas europeias do clube também fazem parte os troféus da Taça dos Campeões/UEFA Champions League de 1987 e 2004 e a Supertaça da UEFA de 1987. O FC Porto também é o único clube português campeão mundial de futebol, título que já celebrou por duas vezes, em 1987 e 2004, quando venceu a Taça Intercontinental.


Notícias e Eventos