Torre dos Clérigos iluminada em nome da luta Contra o Cancro do Intestino

A Torre dos Clérigos e o Cristo Rei vão hoje, 21 de março, estar iluminados de azul em nome da Luta Contra o Cancro do Intestino, principal causa de morte por cancro em Portugal.
Esta é mais uma iniciativa da Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG), no âmbito da campanha “Seja Pontual, principalmente com a sua Saúde”, que decorre durante todo o mês de março, através da qual a associação científica apela à pontualidade dos portugueses para a prevenção, através da deteção precoce por colonoscopia, a partir dos 45 anos.

A importância do rastreio por colonoscopia, resulta da elevada incidência e mortalidade por CCR em Portugal, e da existência de um tratamento curativo, que é tanto mais eficaz quanto mais precoce for o diagnóstico e deteção das lesões precursoras (pólipos intestinais). Com o recurso à colonoscopia é possível a remoção destas lesões, interrompendo a progressão para cancro evitando assim novos casos. A colonoscopia é, portanto, o método de rastreio por excelência, ao permitir o diagnóstico e o tratamento no mesmo ato, promovendo uma efetiva prevenção da doença.


Conheça a campanha em: https://saudedigestiva.pt/cancro-do-intestino/

Saiba mais sobre Saúde Digestiva em: www.saudedigestiva.pt


Sobre a Sociedade Portuguesa de Gastrenterologia (SPG): A SPG é uma associação científica de utilidade púbica, desde 1989, sem fins lucrativos, que tem por objeto promover o desenvolvimento da Saúde Digestiva ao serviço da saúde da população portuguesa. Estimula a investigação no domínio da Gastrenterologia, estabelecendo contactos e intercâmbio nacional e internacional entre os diversos profissionais ligados à especialidade. A SPG desenvolve também atividades educacionais para os profissionais de saúde e população em geral e exerce atividades de consultadoria no campo desta especialidade.

Notícias e Eventos