Projeto ELO distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2025

ELO, o projeto social e inclusivo dinamizado pela primeira vez entre novembro de 2023 e junho de 2024 para unir cultura e educação, venceu o Prémio Acesso Cultura 2025 – Mickaella Dantas, que distingue iniciativas com impacto na inclusão social e cultural.

O Prémio foi anunciado no dia 16 de junho, numa cerimónia que decorreu no Museu Nacional dos Coches, em Lisboa.

O júri premiou o projeto sociocultural ‘ELO’ devido ao enorme potencial artístico, de transformação e de capacitação das várias comunidades envolvidas, ousando abrir portas sistematicamente fechadas, aplaudindo a sua perspetiva de continuidade e de democratização cultural na Área Metropolitana do Porto“, pode ler-se na declaração do júri.

ELO é um projeto do Serviço Educativo do Coliseu Porto Ageas, com o apoio da Irmandade dos Clérigos e, mais recentemente, da Associação Comercial do Porto.

O Prémio reconhece o trabalho desenvolvido pelo Coliseu na promoção do acesso à cultura para todas as pessoas, valorizando a participação ativa, o diálogo intergeracional e o encontro entre diferentes públicos. Uma distinção que reforça o nosso compromisso com uma cultura mais aberta, diversa e acessível, e que só é possível com o apoio e a visão comum destas duas importantes Instituições parceiras.

O objetivo do ELO é interligar diferentes disciplinas artísticas (música, teatro, dança e storytelling), setores (social e educativo) e pessoas de diferentes idades e contextos sociais, como público em geral, de todas as nacionalidades, com e sem deficiência, alunos e, no caso do ELO 1, reclusos, guardas prisionais, técnicos e professores do Estabelecimento Prisional do Porto, em Custóias.

A segunda edição do ELO concluiu-se em maio de 2025 e reuniu, em aulas de música, dança inclusiva e teatro, perto de uma centena de participantes das muitas nacionalidades que habitam hoje o Porto, onde convivem, mais do que nunca, diferentes idiomas e culturas que escolhem esta cidade para viver.