Torre Solidária com o Hospital Pedro Hispano

Torre solidária

No passado dia 12 de abril, a Irmandade dos Clérigos, pela mão do seu Presidente, o Padre Manuel Fernando, ofereceu ao Hospital Pedro Hispano um equipamento que permite rastrear os recém-nascidos (RN) ictéricos que necessitam de colher sangue para determinação das bilirrubinas, denominado por "bilirrubinómetro transcûtaneo". 

Atualmente este procedimento implica a punção do calcanhar do RN através de uma lanceta ou agulha e colheita de sangue para 2 tubos capilares. Esta técnica implica dor ao RN e ansiedade aos pais, que observam o procedimento e aguardam pelo resultado, que no bilirrubinómetro transcutâneo é imediato, permitindo diminuir o tempo de espera dos resultados para iniciar o tratamento ou dar alta o mais cedo possível.

Este equipamento para além da melhoria dos cuidados prestados, leva a uma redução nos custos atualmente associado a este procedimento nomeadamente em compressas, luvas, agulhas, tubos capilares, sacarose, tempo de trabalho de pessoal de enfermagem e tempo de trabalho de neonatologista para avaliação do resultado através da centrifugação e posterior leitura por fotometria.

Com o objetivo de avaliar o impacto da aquisição deste aparelho, em Janeiro de 2023 o Hospital Pedro Hispano efetuou uma avaliação de todos os RN que estiveram internados no Berçário num total de 114. Destes, 52% fizeram avaliação de bilirrubina total através de punção do calcanhar tendo sido realizadas 101 colheitas de sangue para avaliação de bilirrubina. Destas 65 (64%) poderiam ter sido substituídas pela avaliação através de bilirrubinómetro transcutâneo, sem necessidade de punção e gastos associados a este procedimento. Do total dos recém-nascidos internados no Berçário, 30% necessitaram de fototerapia tendo no total sido realizados 40 dias de fototerapia neste sector de internamento.

Para além do sector do Berçário são também efetuadas avaliações de bilirrubina em recém-nascidos na Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais, no Serviço de Pediatria, na Consulta de Neonatologia e no Serviço de Urgência Pediátrica referenciada. Em todos estes sectores é aplicável a bilirrubinometria transcutânea como técnica de rastreio de bilirrubina minimizando-se também aí os custos associados à técnica tradicional.

Esta doação, fruto das visitas à Torre e Museu dos Clérigos e generosidade dos seus visitantes, vai permitir humanizar e melhorar a qualidade dos cuidados prestados aos utentes e seus filhos, bem como reduzir custos associados a este procedimento. 

Ficamos gratos.

Notícias e Eventos