Padroeiros

A Irmandade dos Clérigos para além da padroeira principal que é Nossa Senhora da Assunção, tem dois co-padroeiros, São Pedro e São Filipe Néri, oragos que aludem à união das três irmandades.

Nossa Senhora da Assunção

A Nossa Senhora da Assunção, é uma invocação da Virgem Maria e uma alusão à sua ascenção.

A escolha desta padroeira foi algo peculiar, pois cada uma das três irmandades tinha um orago de eleição – Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora das Necessidades e Nossa Senhora da Assunção – e como não era consensual a eleição, esta decorreu por escrutínio, ou seja, o nome das três invocações da Virgem foi colocado numa urna e ditou a sorte, que a padroeira dos Clérigos fosse Nossa Senhora da Assunção.

São Pedro ad Vincula (São Pedro acorrentado)

A devoção por São Pedro ad Vincula ou São Pedro "acorrentado", teve origem na Basílica de San Pietro in Vincoli, em Roma, pois aqui estão expostas as correntes, que se supõem terem sido as que acorrentaram Pedro – apóstolo e discípulo de Jesus Cristo – quando esteve preso em Jerusalém. 

São Filipe Néri

São Filipe Néri, conhecido como o Santo da Alegria, desde muito novo revelou um caráter muito bondoso e vocação cristã. Fundou em Roma, no ano de 1565, a Congregação do Oratório, visando a educação cristã da juventude e do povo, e o auxílio aos mais necessitados.