A reabilitação de 2014

Os Clérigos, Monumento Nacional desde 1910, "renasceu", depois do projeto de reabilitação e valorização do edifício, levado a cabo em 2014, lhe ter devolvido todo o esplendor e beleza criados por Nicolau Nasoni no século XVIII.

Um projeto que propiciou as condições adequadas para a receção de visitantes e a musealização dos seus espaços, e ainda, suprir necessidades estruturais e de acessibilidade, criando-se para isso infraestruturas. Entre estas, um elevador, que não permitindo o acesso à torre, leva o visitante a conhecer o Museu da Irmandade bem como a Sala A+, localizada no último piso do edifício. É uma sala inclusiva onde foi colocado um posto de perceção multissensorial que simula a visita ao topo da Torre em tempo real.

Na torre,  após o projeto de valorização, é possível realizar um percurso interpretativo pelas salas temáticas – Fundação da Irmandade; Nicolau Nasoni - vida e percurso artístico (1691-1773); Nasoni e a Arquitetura Barroca do Grande Porto – e conhecer a história da Irmandade, a biografia de Nicolau Nasoni e a sua obra.