Clérigos convidam ... Carlos Paterson

Os Clérigos convidam ...

CARLOS PATERSON, organista espanhol, para se juntar a Rui Soares, no concerto habitual de órgão e tubos, amanhã, dia 10 de agosto às 12h00.

A não perder.

 

Paterson é organista, pianista e compositor aragonês, formou-se em diferentes disciplinas no Instituto Musical Turólico e no Conservatório Superior de Música de Valência, e por grandes maestros como Vicent Ros, José Luis González Uriol, Montserrat Torrent, Jan Willem Jansen, Olivier Baumont, Anna Jastrzebska, Nairi Grigorian, Jesus Mª Muneta, Antón Garcia Abril e Eduardo Armenteros. Formou-se com as mais altas qualificações, tendo ganho o prémio de honra em especialidade de órgão e prémio especial de piano no 20º aniversário da IMT. Desenvolve a sua atividade profissiona, principalmente pela Espanha, Itália, França, Bélgica, Alemanha, Áustria, Suíça e Reino Unido.

Fundador da Associação Cultural dos Músicos Teruel e Brillant Magnus Quintet, membro do Comitê Organizador e Artístico do Concurso Internacional de Piano Anton Garcia Abril, integrante do trio barroco Ars Amandi, fundador do Affetti Musicale e do Brillant Magnus Quintet., várias centenas de concertos foram já realizados em toda a Espanha e no exterior. Fez programas de rádio para a Rádio Nacional de España e para Mary-Water Productions e Warner Classics.

Como diretor musical, esteve à frente de vários grupos, como a Banda Municipal de Mallén e o Grupo Coral do Instituto de Artes Musicais de Valência. Como compositor, vale a pena destacar seus temas como Se você quiser, lembre-se, interpretado por Daniel Kavanagh; a Suíte Sonata para Piano Hugo & Daniela, assumida pelo pianista internacional Brenno Ambrosini; a música de câmara como In Paradisum, estreada na Zomerconcerten de Leuven em 2017, e recentemente apresentada pelo prestigiado trompetista Pacho Flores (Deutsche Grammophon Artist); e música coral e sinfónica, como Crux Fidelis e Alborada, esta última recentemente estreada no Palau de la Música de Valencia.

É licenciado em Música pela UNED e Mestre em Investigação Musical pela Universidade Internacional de La Rioja. No ano passado iniciou em Bruxelas um programa de conferências sobre a música no Tribunal de Carlos V para o Instituto Cervantes. Atualmente é professor de Órgão do Conservatório Superior de Música Joaquín Rodrigo de Valencia e Coordenador do Ciclo de Órgão, Música e Patrimônio do Governo de Aragão. É organista no órgão monumental Cabanilles da Igreja do Sagrado Coração de Valência e professor de piano no Instituto de Artes Musicais da Minha Cidade.

Notícias e Eventos