Exposição temporária "Semana Santa"

Exposição Temporária

De 8 a 30 de abril, vai estar patente no Coro-Alto, parte do espólio da Irmandade dos Clérigos alusiva aos mistérios da Páscoa.

Soma a esta experiência, a exposição permantente da Coleção dos Christus, presente no piso 3 do edíficio da Irmandade dos Clérigos.

Desta forma, pretende-se “provocar positivamente as pessoas para que visitem a torre” e para que esta seja “um ponto de encontro para o culto”.

Incentivamos a conhecer os Paramentos usados pelo clero nas cerimónias litúrgicas, principalmente nas celebrações da Paixão; a Urna da Quinta-feira Santa, um belíssimo trabalho de Nicolau Nasoni, datada do século XVIII, que servia para guardar a hóstica consagrada na Quinta-feira Santa; a Matraca, instrumento de percussão utilizada nas procissões do Ecce Homo e do Enterro do Senhor; a Bacia Lava-Pés que servia para amparar a água que era vertida pelo gomil durante a cerimónia litúrgica da ablução dos pés; entre outras peças deste espólio.

Presente no Museu da Irmandade, na antiga enfermaria, está presente uma exposição permanente denominada por Coleção Christus, e que desta forma dedicamos aos Passos da Paixão, tratando os cinco momento centrais da vida de Jesus Cristo.

Notícias e Eventos