Relançamento do livro 'O Porto de Nasoni' de Joel Cleto e Sérgio Jacques

No dia em que se assinalam os 250 anos da morte do ‘arquiteto do Porto’ Nicolau Nasoni, dia 30 de agosto, a Torre dos Clérigos preparou um conjunto de iniciativas para as quais convida toda cidade.

Do programa consta uma caminhada nasoniana guiada pelo historiador Joel Cleto, a partir das 18h00 desde a catedral do Porto, onde Nasoni iniciou em 1725 os seus primeiros trabalhos na cidade, até aos Clérigos – a sua obra mais famosa e onde se encontra sepultado desde 1773. O percurso passará por outros locais simbólicos desta relação do arquiteto com a cidade, nomeadamente o Paço Episcopal, a Igreja da Misericórdia e a Rua Nicolau Nasoni.

Por volta das 19h15, o passeio terminará no interior de um dos ex-libris da arquitetura do italiano e do património de Portugal, a Igreja dos Clérigos, que acolherá também o lançamento de uma nova edição do guia “O Porto de Nasoni” de autoria de Joel Cleto e Sérgio Jacques – um livro de bolso através do qual se revelam as obras deste mestre do Barroco na área do Porto, em abordagens pormenorizadas a algumas das suas criações mais importantes, mas também com diversas sugestões de roteiros ao longo dos quais o visitante se vai cruzando com obras de Nicolau Nasoni ou nasonianas.

Dez anos após a primeira edição, “O Porto de Nasoni” surge agora atualizado e dinamizado com novas fotografias, ficando à venda na loja dos Clérigos a partir de 30 de agosto. Neste dia, os autores estarão presentes para autografar os exemplares vendidos, com preço de capa especial.

Após o lançamento do livro, e ainda no interior da Igreja dos Clérigos, realizar-se-á um Concerto de Metais pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Estas duas iniciativas no interior da igreja são igualmente de acesso gratuito, estando condicionadas ao número máximo de lugares disponíveis.

Junte-se a nós!

Notícias e Eventos