Tesouro Literário Português Salvaguardado na Biblioteca Apostólica do Vaticano

*TESOURO LITERÁRIO PORTUGUÊS SALVAGUARDADO NA BIBLIOTECA APOSTÓLICA DO VATICANO*

O Presidente da Irmandade dos Clérigos, padre Manuel Fernando, e o provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, António Tavares, entregam na Santa Sé o importante manuscrito da “Tragédia Amorosa de Dona Inês de Castro”, obra histórica do poeta quinhentista António Ferreira. O documento foi adquirido há algumas semanas pelas duas instituições da cidade do Porto, num gesto que permite preservar a ligação deste valioso objeto a Portugal.

A História de Portugal tem mais um volume de relevo na mais antiga biblioteca do mundo, após uma comitiva nacional, liderada pelo presidente da Irmandade dos Clérigos e pelo provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto, ter levado ao Vaticano tão importante manuscrito. A obra, da autoria de António Ferreira, considerado um dos maiores poetas do classicismo renascentista de língua portuguesa, foi adquirida num alfarrabista da cidade do Porto.

Discípulo de Sá de Miranda (notável escritor responsável pela introdução do soneto na literatura portuguesa) e de Camões, António Ferreira (1528-1569) deixou a tragédia “Castro”como um dos seus mais valiosos legados. Com evidentes semelhanças com o texto publicado por Manuel de Lira em 1587, 18 anos após a morte do poeta, o manuscrito, agora entregue na Biblioteca Apostólica do Vaticano, dirigida pelo cardeal português D. José Tolentino Mendonça, estava a ser cobiçado no Reino Unido – país onde se encontra também a edição prínceps de Manuel de Lira, de que se conhece um único exemplar, e que se encontra depositado na British Library, em Londres.

Evitando uma perda histórica na cultura portuguesa, a Irmandade dos Clérigos e a Santa Casa da Misericórdia do Porto reuniram fundos para adquirirem, junto do alfarrabista, esta obra de incontestável valor histórico e cultural. A decisão assegurou a manutenção do documento num local onde fica disponível para consulta, estudo e valorização.

Guardado, a partir de quarta-feira, dia 22 de junho, na secção portuguesa da mais emblemática biblioteca mundial, fica assegurado o importante elo entre Portugal e a obra de António Ferreira, centrada na tragédia em torno do amor entre o então futuro Rei D. Pedro I e a galega D. Inês de Castro, considerada a título póstumo Rainha de Portugal.

https://www.jn.pt/.../porto-entrega-manuscrito-portugues...

Por ocasião deste encontro com o Santo Padre, as duas Instituições deram conta do seu importante trabalho social que desenvolvem bem como dos seus projetos e expectativas.

A comitiva teve, ainda, a oportunidade de oferecer ao Santo Padre uma lembrança que simboliza a cultura portuguesa: um Vinho do Porto de 1936, ano de nascimento do Papa Francisco.

 

Notícias e Eventos