ALA PEDIÁTRICA DO SÃO JOÃO E CENTRO MATERNO-INFANTIL DO NORTE RECEBEM PRÉMIO D. ANTÓNIO FRANCISCO

O Prémio D. António Francisco, no valor de 75 mil euros, será entregue este ano ao Serviço Nacional de Saúde, representado pelo Centro Hospitalar Universitário de São João – para o projeto da nova Ala Pediátrica – e pelo Centro Materno-Infantil do Nortedo Centro Hospitalar Universitário do Porto. A data da entrega do Prémio D. António Francisco, cujo valor será dividido em igual parte por ambas as instituições, será comunicada oportunamente e acompanhada por uma visita às instalações.

O Júri do Prémio D. António Francisco – constituído por Nuno Botelho, Presidente da Associação Comercial do Porto; Padre Manuel Fernando, Presidente da Irmandade dos Clérigos; e António Tavares, Provedor da Santa Casa da Misericórdia do Porto - deliberou a atribuição da segunda edição à nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João e ao Centro Materno-Infantil do Norte, na comemoração do terceiro ano do falecimento de D. António Francisco dos Santos. Representa uma homenagem e um agradecimento ao Serviço Nacional de Saúde e, em particular, às duas instituições de Saúde da cidade pelos serviços prestados em idade natal e pediátrica. Os projetos e as instituições cumprem de forma exemplar os objetivos do Prémio.

O Prémio D. António Francisco - uma homenagem ao Bispo do Porto D. António Francisco dos Santos pela relevante obra na cidade do Porto e como referência de amor ao próximo e de solidariedade – é uma iniciativa solidária da Associação Comercial do Porto, da Irmandade dos Clérigos e da Santa Casa da Misericórdia do Porto. Tem um valor de 75 mil euros e destina-se a apoiar cidadãos ou instituições que se distingam na promoção e defesa da dignidade da pessoa humana, na defesa e promoção dos direitos humanos, no diálogo inter-religioso e ecuménico e na promoção da paz.

 

Conheça os premiados:

Nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João

A nova Ala Pediátrica do Centro Hospitalar Universitário de São João estará concluída em meados de 2021 e trata-se de um momento crucial no percurso da instituição de Saúde, que dará uma resposta de qualidade às crianças e jovens da região norte. Terá cinco pisos e cerca de 12 mil m2 de área bruta de construção.  

O novo espaço, com um investimento associado na ordem dos 25 milhões de euros, acolherá várias especialidades, incluindo a pediatria, neonatologia, medicina intensiva pediátrica, oncologia pediátrica, cardiologia pediátrica, cirurgia pediátrica e a primeira unidade de queimados pediátricos do Norte, com características e equipamentos inovadores.

 

Centro Materno-Infantil do Norte do Centro Hospitalar do Porto

O Centro Materno-Infantil do Norte (CMIN) é uma unidade publica de saúde do Centro Hospitalar Universitário do Porto, altamente diferenciada nas áreas da Maternidade, Pediatria e Obstetrícia.

É a unidade hospitalar com o maior número de partos (em número total absoluto) na Região Norte, a segunda maior a nível nacional.

O CMIN apresenta o maior número de especialistas de Ginecologia-Obstetrícia de qualquer unidade hospitalar da região Norte, onde se efetuam o maior número de consultas externas do foro específico no País, igualmente com o maior número e intervenções cirúrgicas face a qualquer unidade do género no panorama nacional.

Notícias e Eventos