Aniversário dos Clérigos

Nas comemorações do 5º aniversário do restauro da Torre e da Igreja dos Clérigos, o dia começou com uma Missa presidida por Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Linda, Bispo do Porto, ficando, também, marcada pela notícia do processo de canonização do "Pai Américo". D. Manuel Linda afirmava que a declaração das suas virtudes heroicas é uma “boa notícia” para a diocese e para a Igreja Católica em Portugal e um “espinho” na consciência a dizer que “não desapareceram as carências”.

Mais tarde, em frente ao varandim da Torre dos Clérigos, foi possível presenciar duas carrinhas que Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) adquiriu recentemente, fruto das ações de responsabilidade social da Irmandade dos Clérigos, através de dois "fins-de-semana solidários", em 2018 e 2019. Desta forma, tornou possível ao CHTS alargar o serviço de hospitalização domiciliária a Amarante. 

Este ato foi assinalado por Sua Excelência Reverendíssima D. Manuel Lina, Bispo do Porto e pelo Presidente da Irmandade dos Clérigos, D. Américo Aguiar, ao Presidente do Conselho de Administração, Dr. Carlos Alberto Silva.

A hospitalização domiciliária é, genericamente, uma alternativa ao internamento convencional, mas com assistência contínua, que permite reduzir complicações e infeções hospitalares, além de permitir gerir melhor as camas disponíveis para o tratamento de determinados doentes no Serviço Nacional de Saúde.

No período da noite, assisitu-se ao lançamento do Catálogo Clerigus e ao concerto "Ad Fundum" com a presença do saxofonista holandês Henk van Twillert, quarteto "Alta Voce" e Vento do Norte.

 

Notícias e Eventos