Espetáculo imersivo “Spiritus” na Igreja dos Clérigos celebra visitante 100.000

Matthieu, um jovem oriundo de Paris, acompanhado por Salomé na sua primeira viagem à cidade do Porto, foi surpreendido à chegada à Igreja dos Clérigos, no dia 4 de agosto, com a distinção de visitante 100 000 daquele que é o primeiro espetáculo imersivo desenvolvido para o interior do icónico monumento. No âmbito da celebração, o jovem casal teve oportunidade não só de vivenciar a experiência multimédia “Spiritus”, como de subir ao topo da Torre dos Clérigos.

O número recorde de 100 000 visitantes, contabilizado desde o momento da estreia, em abril de 2022, regista-se poucos meses após o início da segunda edição do espetáculo livremente inspirado no poema “A Melhor Maneira de Viajar é Sentir”, de Álvaro de Campos, desenvolvido pelo ateliê OCUBO em parceria com a Irmandade dos Clérigos.

Unindo património, poesia e tecnologia, “Spiritus” tem possibilitado uma vivência inédita e inovadora do ex-libris da cidade Invicta, tanto para o público nacional como para os milhares de visitantes internacionais que todos os dias exploram o centro histórico da cidade. Se em 2022 os espectadores eram, maioritariamente, portugueses, na sua segunda edição “Spiritus” regista uma maior afluência de visitantes oriundos de outras nacionalidades.

Segundo Edoardo Canessa, “este marco é, para nós, a confirmação do valor e do potencial de criar iniciativas culturais inovadoras, com recurso às novas tecnologias, que celebrem e exaltem espaços históricos emblemáticos, respeitando a sua identidade e a sua integridade. Com uma intervenção minimalista e, durante o dia, impercetível, conseguimos, juntamente com a Irmandade dos Clérigos, criar um espetáculo de grande impacto que toca cada um de forma única, num momento intimista e verdadeiramente emocionante, de pura contemplação.”

De acordo com António Tavares, Diretor-Executivo da Irmandade dos Clérigos, “desde os primeiros passos da conceção deste projeto, perspetivámos o potencial de se tornar num grande evento cultural e muito apreciado pelos milhares de visitantes que desejam conhecer a Torre e Igreja dos Clérigos, e que visitam a cidade do Porto. A cifra atingida pelo Spiritus comprova que, desde cedo, concretizámos o nosso objetivo de procurar, sempre, apresentar soluções criativas, inovadoras e de interesse para que a cidade do Porto possa estar na linha da frente das várias áreas da cultura, do Património, da Arte e da Educação. Efetivamente, o visitante 100.000 aparece no ano em que a Torre assinalou o visitante 7.000.000, o que faz da Torre, Museu e Igreja dos Clérigos, um dos espaços mais visitados e apreciados de Portugal”.

“Spiritus” parte do imaginário poético de Fernando Pessoa e da arquitetura barroca de Nicolau Nasoni, no ano em que se assinalam 250 da sua morte, para proporcionar uma experiência artística abstrata, emotiva e verdadeiramente imersiva. Luz, som e poesia invadem o espaço, dando vida a cada detalhe do impressionante interior da Igreja, convidando cada pessoa para um mergulho interior através de um percurso audiovisual transcendente, de exaltação da vida e das emoções, de profundo questionamento e de inevitável deslumbramento.

O espetáculo imersivo vai permanecer em exibição na Igreja dos Clérigos até ao dia 29 de outubro, todos os dias da semana, com sessões às 18h, 18h45, 19h30, 20h15, 21h e 21h45 de segunda-feira a sábado, e às 18h, 18h45 e 19h30, ao domingo. Os bilhetes custam 10€, com entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, e podem ser adquiridos através da plataforma www.spiritusporto.com.

Notícias e Eventos