NICOLAU NASONI HOMENAGEADO PELA IRMANDADE DOS CLÉRIGOS COM JOIA EXCLUSIVA

A Irmandade dos Clérigos acaba de lançar uma joia Nasoniana, criada pelo reputado criador de alta joalharia Eugénio Campos. A joia principal, de série limitada, incorpora o estilo barroco da arquitetura do complexo dos Clérigos, com detalhes da icónica Torre sineira, e elementos arquitetónicos da igreja. Em paralelo, é lançada uma segunda peça, destinada à comercialização para um público mais amplo na loja da Torre dos Clérigos. Também neste caso, uma joia personalizada com múltiplos elementos, integralmente relacionados com a Torre desenhada pelo italiano Nicolau Nasoni.

Eugénio Campos, criador das peças, explica que “esta homenagem celebra a rica herança deixada por Nasoni. Estamos entusiasmados com o lançamento destas joias comemorativas que marcam os 250 anos de Nicolau Nasoni. Inspirados pela sua influência na arquitetura portuguesa, particularmente na torre dos Clérigos, desenvolvemos duas peças muito especiais”.

Para o presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Manuel Fernando, “o lançamento desta peça de joalharia traduz o agradecimento póstumo devido a Nicolau Nasoni, criador de obras arquitetónicas que atravessaram gerações e se manterão ao serviço da arte, do Porto e do país, como é o caso paradigmático da Torre e da Igreja dos Clérigos”.

O lançamento destas peças surge como culminar de um ano preenchido por diversos eventos promovidos pela Irmandade dos Clérigos para celebrar a vida do “arquiteto do Porto” e assinalar os 250 anos da sua morte. Para lá do complexo dos Clérigos, monumento nacional construído no século XVIII, Nicolau Nasoni deixou o seu traço em alguns dos principais monumentos da cidade do Porto e do Norte do país, como são os casos da Sé do Porto e do Palácio do Freixo. Este foi precisamente o local do lançamento da Joia Nasoni, nesta quinta-feira, num ambiente apurado, com um cocktail Dinatoire Nasoniano encerrado pela voz da soprano lírica Rosana Orsini.

A Joia Nasoni, poderá ser adquirida na loja dos Clérigos, no Porto.

Notícias e Eventos