Ordenação Episcopal de D. Américo Aguiar

Decorreu no passado domingo, dia 31 de março, a ordenação episcopal de D. Américo Aguiar, presidente da Irmandade dos Clérigos.

A cerimónia contou com a presença do primeiro-ministro, dos presidentes da Câmara de Lisboa e do Porto, entre outros, além de autoridades religiosas e civis, teve como co-ordenantes D. Manuel Linda, bispo do Porto, e D. José Domingo Ulloa, arcebispo do Panamá, sendo concelebrada por mais de duas dezenas de bispos portugueses.

 D. Américo Aguiar escolheu como mote episcopal a frase ‘In manus tuas’, ou seja, ‘nas tuas mãos’, em homenagem ao anterior bispo do Porto, D. António Francisco, assumindo uma frase que corresponde “às palavras de Jesus Cristo na Cruz” e que “significa a absoluta confiança e a total entrega ao Pai”.

Afirma que vai “continuar a fazer pontes”, e garantiu que vai permanecer “matrimonialmente ligado à Diocese do Porto”, pois “o que eu sou devo-o à cidade, para o bem e para o mal, e, por isso, muito obrigado ao meu Porto”.

“Fui surpreendido pelo carinho, pelo acolhimento das pessoas anónimas, que se manifestaram”, disse D. Américo Aguiar, recordando as manifestações de proximidade da população que encheu a Igreja da Trindade.

 

D. Américo Aguiar – depoimentos

 

D. Américo Aguiar visita CMPorto para “agradecer à cidade”

 

O Brasão

Escudo oval de prata com uma cruz simples de vermelho carregada de um M de prata, bordadura de vermelho carregada de quatro escudetes de prata com cinco besantes em sautor e de quatro cruzes de Malta de prata, alternados. 
Chapéu de seis borlas de verde, Cruz de ouro episcopal. 
Listel de prata com letras de negro e mote: "IN MANUS TUAS".

 

Para mais informação clique aqui.

 

Visite a fotogaleria da Ordenação Episcopal de D. Américo Aguiar

Ordenação Episcopal D. Américo Aguiar

 

Pode, ainda, assistir aqui à transmissão completa da Ordenação Episcopal. 

Notícias e Eventos