Os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni

Centenas de pessoas responderam positivamente ao desafio que a Torre dos Clérigos e, ao fim da tarde de 30 de agosto de 2023, participaram da Caminhada Nasoniana, guiada pelo historiador Joel Cleto que recordou o génio e a herança legada pelo arquiteto Nicolau Nasoni, no dia preciso em que se completaram 250 anos sobre a sua morte.

As ruas do Centro Histórico da cidade foram estreitas para a multidão que participou de um percurso que teve início junto à catedral do Porto, onde Nasoni iniciou em 1725 os seus primeiros trabalhos na cidade, até aos Clérigos, a sua obra mais famosa e onde se encontra sepultado desde 1773. Ao longo do percurso, que passou também pelo Paço episcopal, pela igreja da Misericórdia na rua das Flores e pela rua Nicolau Nasoni, foram recordados algumas das suas obras mais emblemáticas, mas também a sua vida.

Já no interior da Igreja dos Clérigos, deu-se início ao lançamento do guia “O Porto de Nasoni” de autoria de Joel Cleto (texto) e Sérgio Jacques (fotografia) – um livro de bolso através do qual se revelam as obras deste mestre do Barroco na área do Porto, em abordagens pormenorizadas a algumas das suas criações mais importantes, mas também com diversas sugestões de roteiros ao longo dos quais o visitante se vai cruzando com obras de Nasoni ou nasonianas.

Após o lançamento do livro, e ainda no interior da Igreja dos Clérigos, realizou-se um Concerto de Metais pela Banda Sinfónica Portuguesa. 

No final, os autores estiveram também a autografar os exemplares vendidos. Dez anos após a primeira edição, “O Porto de Nasoni” surge agora atualizado e dinamizado com novas fotografias, ficando à venda na loja dos Clérigos.

Com estas iniciativas a Torre dos Clérigos procura não só recordar aquele que foi o seu criador, mas valorizar também o legado daquele que é conhecido como “o Arquiteto do Porto”. Nasoni marcou com efeito o panorama arquitetónico e artístico do Porto de meados do século XVIII e a sua estática barroca acabou por dar origem a muitos dos mais icónicos monumentos da cidade, de que, entre outros, são exemplo a torre e conjunto dos Clérigos, elementos de pintura e arquitetura na catedral, a fachada da igreja da Misericórdia, a Casa de Ramalde, a Quinta da Prelada, o Palácio do Freixo, ou apontamentos na igreja do Carmo.

 

Fotos: Fernando Eugénio/TACITUS

Notícias e Eventos