‘Pizza Nicolau Nasoni’, com 7 metros de diâmetro

‘Pizza Nicolau Nasoni’ vai evocar os 250 anos da morte do arquiteto da Torre dos Clérigos

 

De proporções incomuns e equivalentes a 400 pizzas “normais”, especialidade italiana de homenagem ao “arquiteto do Porto, Nicolau Nasoni, será servida gratuitamente à população, com início às 12h00 do dia 9 de julho, em clima de festa.

De artista para artista. Uma pizza com sete metros de diâmetro, batizada de Pizza Nicolau Nasoni e confecionada pelo mestre pizzaiolo Antonio Mezzero, vai assinalar a gratidão dos portuenses ao legado arquitetónico e cultural que o italiano Nicolau Nasoni deixou na “Cidade Invicta” e cujo maior ícone é a Torre dos Clérigos.

Na sequência de um convite da Irmandade dos Clérigos – que tem levado a cabo uma série de iniciativas para assinalar os 250 anos da morte do “arquiteto do Porto” –, Antonio Mezzero, acompanhado de um staff de dez profissionais, começará a confeção no sábado, dia 8 de julho, e terminará na manhã do dia seguinte. Altura em que a especialidade italiana de tamanho fora do comum será cortada e servida gratuitamente, em clima de festa, a todos quantos se deslocarem ao Jardim das Oliveiras, junto à Torre dos Clérigos, monumento mais visitado do Porto.

Desafiámos António Mezzero para que empreste a sua mestria a um novo ‘monumento’ junto aos Clérigos, uma pizza com uns imponentes sete metros, homenagem a Nasoni pelas obras marcantes que deixou a Portugal, designadamente a Torre e Igreja dos Clérigos”, explica o presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Manuel Fernando.

A gastronomia une como nenhuma outra atividade as pessoas”, sublinha Antonio Mezzero, que para perpetuar ainda mais o momento juntará esta Pizza Nicolau Nasoni à carta de especialidades do restaurante que detém em Matosinhos com o seu nome.

Numa altura do ano em que muitos portugueses se encontram de férias na cidade do Porto, este evento contribui, ainda, para criar relações de proximidade com todas as pessoas a esta grandiosa Torre. Um excelente motivo para juntar ícones de arquitetura e gastronomia, que irão contribuir para aumentar ainda mais a visibilidade turística desta cidade repleta de História”, remata o Padre Manuel Fernando.

Há dez anos, a Irmandade dos Clérigos e Antonio Mezzero associaram-se para assinalar os 250 anos do monumento com 75 metros de altura, tendo na ocasião o campeão mundial da especialidade concebido uma pizza de cinco metros, numa iniciativa coroada de êxito e que envolveu a população nas celebrações.

Notícias e Eventos