'SPIRITUS' vence os Global Remarkable Venue Awards da Tiqets 2023

'SPIRITUS', o primeiro espetáculo imersivo desenvolvido de raiz para o interior da Igreja dos Clérigos, é o grande vencedor da categoria “Most Remarkable Venue” (Local Mais Notável) dos Global Remarkable Venue Awards 2023 da plataforma Tiqets. 

Atualmente na sua segunda edição, e no ano em que se assinalam 250 anos da morte de Nicolau Nasoni, o arquiteto dos Clérigos, a experiência multissensorial foi eleita vencedora de entre as atrações mais populares e mais bem classificadas de oito países, como o Space Center Houston, nos Estados Unidos, Carrières des Lumières, em França, ou o Museu Nacional Thyssen-Bornemisza, em Espanha, entre outros. 

A distinção foi anunciada ontem, dia 18 de outubro, na cerimónia de entrega da 7ª edição dos Remarkable Venue Awards, em Sevilha, que decorreu no âmbito da conferência Tourism Innovation Summit (TIS). 

Um total de 56 atrações dos Emirados Árabes Unidos, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Países Baixos, Portugal e Reino Unido disputaram a competição a nível global, tendo os vencedores sido escolhidos através da votação do público, que nesta edição foi mais participativo, gerando um total superior a 50.000 votos.

Desenvolvido conjuntamente pela Irmandade dos Clérigos e pelo multipremiado ateliê criativo OCUBO, “SPIRITUS” transporta os visitantes daquele que é um dos monumentos mais visitados do país numa impressionante viagem imersiva de profunda contemplação e puro questionamento, através de uma combinação única de arquitetura, tecnologia, música e poesia. A iniciativa vai ser prolongada até dia 7 de janeiro de 2024, dando a oportunidade a ainda mais pessoas de (re)descobrirem a Igreja dos Clérigos de uma forma inédita. 

De acordo com Edoardo Canessa, Produtor Executivo de 'SPIRITUS', “é com muito orgulho e profunda satisfação que recebemos este prémio, que para nós tem um caráter ainda mais especial por resultar da votação do público, que tanto tem acarinhado esta experiência. Este espetáculo foi desenvolvido de raiz para celebrar e exaltar a imponência e a arquitetura da Igreja dos Clérigos de uma forma inovadora, impactante e muito próxima. Ver este esforço reconhecido numa escala global motiva-nos a continuar a inovar para levar cada vez mais longe o nome, a cultura, a criatividade e o legado histórico do nosso país.”

O presidente da Irmandade dos Clérigos, Padre Manuel Fernando, explica que “esta é uma significativa distinção internacional para um projeto cultural e multimédia com características invulgares. A ousadia de trazer o videomapping para o interior de uma igreja, monumento nacional desde 1910, traduziu-se na união sublime entre a arte, a criatividade e a espiritualidade. Num curto espaço de tempo, a espetacularidade do Spiritus já superou os 100 mil visitantes, contribuindo para os mais de 7 milhões de pessoas recebidos na Torre e Igreja dos Clérigos, e que nos tornam num dos monumentos mais visitados de Portugal”.

'SPIRITUS' vai permanecer em exibição até 7 de janeiro de 2024, todos os dias da semana, com sessões às 18h, 18h45, 19h30, 20h15, 21h e 21h45 de segunda-feira a sábado, e às 18h, 18h45 e 19h30, ao domingo. Os bilhetes custam 10€, com entrada gratuita para crianças até aos 10 anos, e podem ser adquiridos em www.spiritusporto.com.

Notícias e Eventos